Home 2º ano Blog Sobre

Aula 06 – Revisão (aulas 01 a 05)

Conteúdo:

Questão 01

(FUVEST) No século XVII e XVIII, contribuiu para a penetração no interior brasileiro

a) o desenvolvimento das culturas da cana de açúcar e do algodão.

b) a busca de riquezas minerais.

c) o cultivo do café.

d) a expansão da soja pelo Centro-Oeste.

e) a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.

Questão 02

(UNESP 2022) Na formação do território brasileiro, nos séculos XVII e XVIII, as atividades econômicas da pecuária e da mineração foram responsáveis pela

a) construção de feitorias no litoral.

b) conquista dos sertões.

c) grilagem de terras.

d) elaboração de políticas aduaneiras.

e) realocação espacial das agroindústrias.

Comentário:

A pecuária e a mineração foram determinantes para a expansão das atividades econômicas em direção ao interior do país (sertões), considerando que no primeiro século de colonização a ocupação territorial concentrou-se na faixa litorânea, especialmente nas atuais regiões Nordeste e Sudeste, atrelada à exploração do pau-brasil e ao desenvolvimento da economia canavieira.

Questão 03

(CESGRANRIO 2020) Considere o texto sobre a regionalização brasileira.

“Poderíamos, grosseiramente, reconhecer a existência de quatro Brasis, ou seja, regiões específicas dentro do País. Num desses Brasis, verifica-se a implantação mais consolidada dos dados da ciência, da técnica e da informação, além de uma urbanização importante, com um padrão de consumo das empresas e das famílias mais intenso. Nele se produzem novíssimas formas específicas de terciário superior, um quaternário e um quinquinário ligados à finança, à assistência técnica e política e à informação em suas diferentes modalidades”.

SANTOS, M. e SILVEIRA, M. O Brasil. Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 268-269. Adaptado.

A porção regional mencionada localiza-se inteiramente no:

a) Sertão.

b) Agreste.

c) Pantanal.

d) Centro-Sul.

e) Meio-Norte.

Questão 04

(UEFS 2013) A divisão do Brasil em regiões geoeconômicas é uma proposta de estudo do espaço brasileiro com base em três grandes unidades territoriais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

Em relação a essa divisão regional, é correto afirmar:

a) Adota a delimitação político-administrativa, de modo que nenhum estado pertence a duas ou mais regiões

b) Inclui todo o Estado do Maranhão no Complexo Amazônico, devido ao seu baixo dinamismo econômico regional.

c) apresenta como critério de regionalização, principalmente, os aspectos naturais, baseados no conceito de regiões homogêneas.

d) utiliza como critério o processo de formação histórico e econômico, associado à modernização brasileira, através de suas atividades produtivas.

e) Engloba o Estado de Minas Gerais, em sua totalidade, no Complexo Nordestino, tendo em vista suas características climatobotânicas e morfoclimáticas.

Questão 05

(UCS 2013) A população brasileira é formada por vários grupos étnicos, entre eles, índio, branco, negro e amarelo. A miscigenação desses grupos deu origem à diversificação étnica atual do Brasil.

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmativas abaixo, sobre a população brasileira.

(     ) Os descendentes de atlanto-mediterrâneos formam a menor parte da população brasileira. O grupo é constituído por portugueses, suíços, ingleses, franceses e holandeses, sendo os últimos representados por um número muito reduzido no total da população.

(     ) A lei Afonso Arinos, de 1951, proibia a discriminação racial no país. Era uma lei branda, pois tratava essa questão como contravenção penal: bastava que o infrator pagasse uma multa para livrar-se da acusação e da prisão.

(     ) Na década de 1970, foi fundado o Movimento Negro Unificado (MNU), e, nas décadas de 1980 e 1990, ocorreu a reafirmação do movimento negro por meio da organização e mobilização. Rap, hip hop e break, por exemplo, são manifestações artísticas contestatórias para mexer com os referenciais de beleza, apoiados no modelo branco.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – F – F.

b) F – V – F.

c) V – F – V.

d) F – V – V.

e) V – V – F.

Questão 06

(UECE 2019) Há um crescente debate no Brasil sobre a formação e a diversidade étnica da população, em especial sobre o papel dos povos indígenas e a valorização da sua cultura.

Considerando esse assunto, assinale a afirmação verdadeira.

a) A cultura dos povos indígenas no Brasil passa por grandes transformações, entre as quais podem ser citadas o fim das relações coletivas de trabalho nas aldeias e o aumento da noção de propriedade privada na relação com a terra.

b) O princípio que assegura as condições de vida em comunidade e a demarcação de terras para a habitação dos povos indígenas se embasa no fato de os mesmos terem sido os primeiros habitantes do território.

c) Depois de décadas de repressão e de medidas políticas que provocaram genocídio de povos indígenas no território nacional, atualmente eles têm recebido garantias importantes de demarcação de suas terras e de valorização de seus costumes.

d) No Brasil, como as taxas de alfabetização dos povos indígenas são mais altas do que a taxa da população não indígena, as heranças originárias sobre suas línguas, crenças e tradições estão asseguradas para as próximas gerações.

Questão 07

(FACERES 2015) Os grandes proprietários e fazendeiros são, antes de tudo, homens de negócio, para quem a utilização da terra constitui um negócio como outro qualquer (...). Já para os trabalhadores rurais, para a massa camponesa de proprietários ou não, a terra e as atividades que nela se exercem constituem a única fonte de subsistência para eles acessível.

(C. Prado Junior. A questão agrária no Brasil, 2000.)

A estrutura fundiária brasileira caracteriza-se por:

a) Predomínio de atividades pastoris.

b) Presença de minifúndios especializados.

c) Fazendas comunitárias.

d) Concentração de terras e latifúndios para exportação.

e) Distribuição equilibrada de terras e latifúndios especializados.

Questão 08

(FUVEST 2010) Assinale a alternativa correta revelada pelo gráfico abaixo:

s5q8

a) pequena quantidade de propriedades, com até 100 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição desigual da terra.

b) grande quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à maior parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição equitativa da terra.

c) grande quantidade de propriedades, com até 100 ha, correspondendo às menores parcelas da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

d) pequena quantidade de propriedades, de 100 a 1000 ha, ocupando a maior parcela da área, o que significa uma distribuição equitativa da terra.

e) pequena quantidade de propriedades, com mais de 1000 ha, correspondendo à menor parcela da área ocupada, o que significa uma distribuição desigual da terra.

Comentário:

No Brasil, como em todo país capitalista, as terras transformam-se em mercadorias, o que permite sua posse pelas classes mais favorecidas. Assim, percebe-se pelo gráfico e conforme os dados que as terras estão mal distribuídas, concentrando-se nas mãos de poucos, o que se evidencia pela análise do gráfico. Contudo, observa-se muitos propriedades com até 100 ha, que apresentaram, por sua vez, uma porcentagem bastante reduzida de áreas ocupadas, demonstrando essa concentração.

Questão 09

(IFRR 2015) Em linhas gerais, podemos caracterizar o relevo brasileiro como antigo e rebaixado. A senilidade do relevo brasileiro está relacionada, principalmente, à sua estrutura geológica, uma vez que sua morfologia externa é mais recente. Em outras palavras, a geologia é antiga, mas a geomorfologia, não, pois enquanto a estruturação é consequência de fatores endógenos ao relevo, a esculturação é produto das forças exógenas que estão constantemente esculpindo a morfologia brasileira. A modesta altitude de nosso relevo apresenta-se distribuída em variadas formas.

ADÃO, Edilson; FURQUIM JR., Laercio. GEOGRAFIA em REDE. Vol. 1. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013.

Quanto as formas o relevo brasileiro é classificado como:

a) Colinas, Montanhas, Depressões, Planaltos.

b) Montanhas, Chapadas, Planícies, Peneplanos.

c) Serras, Planaltos, depressões, colinas.

d) Serras, Chapadas, Planaltos, Colinas.

e) Planícies, Planaltos e depressões.

Questão 10

(UDESC 2018) Leia o texto e complete as lacunas adequadamente.

O relevo brasileiro formou-se a partir de estruturas geológicas compostas, principalmente, por formações _______ recentes e estruturas _________ de idade muito antiga. Seu processo de formação e transformação foi muito influenciado por fatores ________, ou seja, pelos agentes formadores e modeladores do relevo que atuam na superfície do planeta Terra.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado, sequencialmente.

a) sedimentares – cristalinas – exógenos.

b) cristalinas – sedimentares – exógenos.

c) basálticas – sedimentares – endógenos.

d) sedimentares – cristalinas – endógenos.

e) basálticas – sedimentares – exógenos.