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Questões aula 11 – O sistema de transportes no Brasil.

Conteúdo: Meios de transportes; rodoviário; ferroviário; hidroviário e aéreo.

Objetivo: Analisar o papel do sistema de transporte no território brasileiro. Compreender sua evolução, importância, comparar os meios de transportes em termos de eficiência, problemáticas da infraestrutura de circulação no país.

Questão 01

(UNESP 2019) Os gráficos indicam a expansão das redes de transporte ferroviário e rodoviário no Brasil (em km) em função do tempo (ano).

s11q1

As informações dos dois gráficos estão traduzidas na tabela:

s11q1b

a) Letra A.

b) Letra B.

c) Letra C.

d) Letra D.

e) Letra E.

Comentário:

Observe que os dois gráficos apresentados são estritamente crescentes, isto é, conforme se passam os anos, tanto os valores da extensão da rede ferroviária quanto da rede rodoviária devem aumentar. A única alternativa que traz esse comportamento descrito adequadamente é a alternativa (a). Observe como as faixas dos valores nessa alternativa são condizentes com as faixas dos valores do eixo das ordenadas destacas em cada gráfico apresentados a seguir:

s11q1c

Questão 02

(ENEM 2018)

“Os portos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia que os transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade.”

ROCHA NETO.JM; CRAVIDÃO.F.D Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n.2. Maio-ago. 2014(adaptado)

Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a:

a) Intensificação do uso de contêineres.

b) Compactação das áreas de estocagem.

c) Burocratização dos serviços de alfândega.

d) Redução da profundidade dos atracadouros.

e) Superação da especialização dos cargueiros.

Comentário:

A intensificação do comércio mundial foi possível graças a superação de obstáculos técnicos, como a Revolução nos transportes, principalmente no marítimo. Com a intensificação do uso de contêineres foi possível dinamizar o transporte de diferentes cargas e acelerar a trocas comerciais.

a) Correta. A criação dos contêineres no século XX teve um grande impacto no setor de transportes. Esses objetos permitiram aumentar a segurança e diminuir as perdas no transporte de mercadorias, além de deixar mais eficiente a transferência das mercadorias entre modais diferentes de transportes (rodovias, ferrovia, hidrovias). Com tais características, os contêineres viabilizaram a expansão do transporte intermodal, ganhos de produtividade e, consequentemente, aumento da capacidade de competir.

b) Incorreta. Em relação à estocagem, é a expansão da capacidade de estocagem que, normalmente, melhora a eficiência no sistema de transportes e atende às novas necessidades de grandes portos no mundo atual.

c) Incorreta. A burocratização aumenta custo, reduz a eficiência e a competitividade, prejudicando a circulação de mercadorias a nível internacional.

d) Incorreta. A redução da profundidade atrapalha a navegação, prejudicando assim a eficiência dos portos, que, em geral, recebem navios de grande porte.

e) Incorreta. A especialização de cargueiros não deixou de ser utilizada como estratégia de transportes, pelo contrário, é bem utilizada para o transporte de produtos como o petróleo.

Questão 03

(ENEM 2017)

“A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado.”

MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a:

a) sedes de empresas petroquímicas.

b) zonas de importação de derivados.

c) polos de desenvolvimento tecnológico.

d) áreas de aglomerações de mão de obra.

e) espaços com infraestrutura de circulação.

Comentário:

Para que uma refinaria seja instalada deve, necessariamente, obedecer a fatores técnicos e logísticos e estar próxima a centros de consumo e outras áreas de produção. Em decorrência disso está associada também às infraestruturas em termos de circulação.

a) Incorreta. Ao considerar que a sede de uma empresa consiste em uma centralidade única no espaço, é pouco eficiente instalar refinarias ao redor dela, pois isso a deixaria distante dos centros consumidores e produtores de petróleo e derivados petroquímicos. Exemplo disso é a Petrobrás, que possui sua sede no Rio de Janeiro, mas as refinarias estão estrategicamente distribuídas pelo país, conforme o texto.

b) Incorreta. Os derivados de petróleo são os produtos resultantes do refino do óleo bruto nas refinarias, portanto a proximidade das áreas de importação de derivados (e não do óleo bruto) não é determinante para a instalação das refinarias.

c) Incorreta. Embora estejam associadas a parques industriais do Sul, Sudeste e Nordeste do país, as maiores refinarias do território nacional não estão vinculadas a áreas de grande desenvolvimento tecnológico sendo a REPLAN (Refinaria de Paulínia) uma exceção por se localizar muito próximo a um importante tecnopolo brasileiro: o município de Campinas (SP).

d) Incorreta. Grandes concentrações de mão-de-obra não são um fator tão relevante para refinarias, devido ao caráter técnico da produção que precisa de poucos profissionais que sejam bem qualificados e especializados para concretização dos processos.

e) Correta. Como mencionado no texto, o aspecto locacional mais importante para as refinarias é a localização estratégica entre centros produtores e consumidores, sendo que a existência de uma infraestrutura bem equipada de transportes tende a otimizar a circulação da matéria-prima e do produto final, reduzindo gastos e aumentando a lucratividade ao longo da cadeia produtiva.

Questão 04

(ENEM 2017)

“Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos.

No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional”.

FLEURY, P F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ, 2005 (adaptado).

No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria.

a) isenção de impostos de transportes.

b) construção de terminais atracadouros.

c) diversificação dos parceiros comerciais.

d) contratação de trabalhadores portuários.

e) intensificação do policiamento das rodovias.

Comentário:

A precariedade da infraestrutura de circulação, sobretudo onera produtores e torna os produto brasileiros menos competitivos no mercado internacional; trata-se do “custo Brasil”. Tal situação faz referência aos custos de produção que existem em todo lugar, mas que são majorados no Brasil devido à precariedade da infraestrutura.

a) Incorreta. A simples isenção de impostos para o transporte de mercadorias não se apresenta como uma solução viável para o escoamento da produção brasileira. Os problemas da infraestrutura de transportes no Brasil destacados pelo texto envolvem a saturação das estruturas já existentes e, consequentemente, a falta de outros equipamentos gerando fila e levando a uma queda na competitividade internacional dos produtos brasileiros.

b) Correta. A construção de terminais atracadouros resolveria apenas os problemas destacados pelo texto (referente às filas) e é somente por isso que esse item está correto. Os problemas logísticos do Brasil dependem de uma mudança mais profunda da matriz de transporte com incentivos às ferrovias e hidrovias, intermodalidade e aumento da capacidade de armazenamento no território.

c) Incorreta. A diversificação dos parceiros comerciais não solucionaria os problemas apresentados pelo texto. A exportação brasileira é, dentre as latino-americanas, a que tem o maior número e diversificação de destinos. Soma-se a isso o fato de que a maior diversificação de parceiros comerciais só seria possível se investimentos (como a hidrovia do Mercosul ou a ferrovia transcontinental) fossem realizados.

d) Incorreta. A contratação de trabalhadores portuários não resolveria os problemas destacados pelo texto, uma vez que a origem desses problemas está na saturação da infraestrutura existente. Desse modo, mais trabalhadores nos portos apenas aumentaria a ociosidade dos operadores já existentes.

e) Incorreta. O policiamento nas rodovias tem por objetivo evitar o contrabando e fiscalizar se a legislação de trânsito está sendo cumprida. Deste modo, o aumento do policiamento aumentaria os gastos sem necessariamente resolver as filas e as perdas decorrentes da, como já dito, saturação da infraestrutura portuária.

Questão 05

(UNESP 2017) Examinando a imagem e considerando as características dos meios de transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário, é correto afirmar que:

s11q5

a) a escolha dos meios de transporte de cargas restringe-se à relação entre a capacidade e o custo do deslocamento.

b) a otimização do custo-benefício no transporte de cargas relaciona-se diretamente à escolha exclusiva de um tipo de modal.

c) a falta de flexibilidade no transporte de cargas traduz a dependência nacional por técnicas estrangeiras.

d) a multimodalidade no transporte de cargas mantém relação com o custo final da tonelada por quilômetro percorrido.

e) a escolha dos modais para o transporte de cargas obedece a determinações políticas para o estabelecimento das rotas.

Comentário:

A questão demonstra diferentes trajetos para o transporte de uma mercadoria que parte do município de Lucas do Rio Verde (MT) até diferentes portos do Brasil. Por se tratar de um dos maiores produtores de soja do Brasil (segundo o IBGE, em 2013 esse município ocupou a 26ª posição do PIB agrícola do país), pode-se inferir que o produto transportado seja esse. Assim, pode-se afirmar o seguinte:

a) Incorreta. Além dos fatores apresentados, as decisões a respeito de quais modais devem ser utilizados para transporte de cargas devem considerar o tipo de produto transportado, ou seja, considerar sua fragilidade; a velocidade do meio de transporte utilizado e, consequentemente, o tempo; versatilidade sobre os diferentes terrenos pelo qual irá passar e segurança.

b) Incorreta. Como observado no gráfico, a relação entre a mercadoria transportada e o modal utilizado interfere no preço final do produto, sendo que ao longo do trajeto podem ser utilizados mais do que um modal, fato que invalida a afirmação.

c) Incorreta. O Brasil possui técnicas construtivas para implantar as infraestruturas de transporte mencionadas no enunciado, porém por opções econômicas ao longo da formação socioespacial do território, priorizou-se a maior utilização de um único tipo de modal: o rodoviário. Dessa forma, a falta de flexibilidade no transporte de determinados produtos não pode ser explicada pela dependência em relação a “técnicas estrangeiras”.

d) Correta. Observa-se, por meio do gráfico, que em trechos onde ocorre a intermodalidade, ou seja, a utilização de mais de um modal ao longo do trajeto, há menor custo no produto final, caso da rota até Santarém (PA) via Miritituba (PA), cujo preço final é de cerca de R$ 167,00 por tonelada. O mesmo serve para a rota até Santarém via Nova Canaã do Norte (PA), onde o preço é de aproximadamente R$ 133,00 por tonelada. É válido ressaltar que a grande distância do município produtor e do porto e o uso de um único tipo de modal (rodoviário) torna a rota até Santos (SP) a mais cara, aspecto que poderia ser amenizado com a aplicação da intermodalidade nesse trajeto.

e) Incorreta. Os critérios para utilização dos modais de transporte são norteados por fatores econômicos e logísticos, como a distância das regiões produtoras com portos exportadores, o custo do frete por tonelada e as características do produto transportado.

Questão 06

(UNICAMP 2016) Sobre o papel da cabotagem no processo de formação do território brasileiro, é correto afirmar:

s11q6

a) A cabotagem viabilizou o comércio marítimo entre os principais portos do território no período colonial. Todavia, esse sistema de transporte veio a encerrar suas atividades no final do século XIX, quando o transporte ferroviário passou a responder por todas as trocas interprovinciais.

b) A cabotagem consistiu num primitivo sistema de transportes do início da colonização, articulando os portos das principais cidades. Trata-se de um elemento primordial para a formação do território brasileiro, pois permitiu sua precoce unificação e completa articulação inter-regional.

c) A cabotagem teve importante papel no longo processo de formação do território brasileiro, transportando pessoas, mercadorias e informações entre os principais portos desde o período colonial. No século XX, perdeu importância para o sistema de transporte rodoviário.

d) A cabotagem foi implantada no Brasil no final do século XIX, fazendo uso de modernos navios a vapor para articular o comércio interprovincial. Atualmente, concorre com os sistemas ferroviário e rodoviário para transportar cargas, particularmente aquelas conteinerizadas.

Comentário:

Durante o período colonial, era a cabotagem que exercia o papel de comunicação entre as diversas cidades litorâneas do Brasil. Essa situação, que permaneceu ainda em boa parte do Império, começa a ser substituída pela construção, primeiro da rede ferroviária e, posteriormente, da rede rodoviária. A navegação de cabotagem ficou, então, relegada a um segundo plano, reduzindo-se a uma frota pequena e a portos pouco aparelhados.

A alternativa correta é a c. A alternativa a está incorreto por afirmar que a sabotagem, como sistema de transporte, existiu no país até o século XIX (a sabotagem é um sistema de transporte ainda vigente), assim como está incorreto afirmar que o transporte ferroviário passou a responder por todas as trocas interprovinciais. A alternativa b está incorreta por afirmar que a sabotagem permitiu a unificação e a articulação inter-regional do território brasileiro. A alternativa d, por sua vez, está incorreta por afirmar que a sabotagem foi implantada no Brasil no século XIX.

Questão 07

(UNICID 2020)

s11q7

A matriz de transportes de cargas brasileira tem como uma de suas consequências ambientais

a) o aumento do buraco na camada de ozônio.

b) o agravamento do aquecimento global.

c) a intensificação do fenômeno La Niña.

d) a intensificação do fenômeno El Niño.

e) a ampliação da Zona de Convergência Intertropical.

Questão 08

(ENEM 2013)

“De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.”

HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n.3, 2010 (adaptado).

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)

a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.

b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.

c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.

d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.

e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.

Comentário:

A questão trata dos benefícios do transporte intermodal (ou multimodal). A alternativa “A” está errada, pois as variações climáticas, embora também sejam uma variável, não são a principal variável para escolha de transporte, mas sim o custo do transporte, por isso a “B” é a correta. E nem toda a produção foi interiorizada (basta pensar nos complexos industriais do Sudeste). A formação geológica do país não impede o uso de um único modal (modais como rodoviário e aéreo seriam possíveis de uso único), logo, a “C” está errada. A “D”, por sua vez, fala da proximidade da produção agrícola com os portos, o que é errado. E a letra “E” está errada pois os fluxos materiais aumentaram e não há relação com os transportes físicos os fluxos imateriais, como dinheiro, informação, internet etc.

Questão 09

(UVV 2019)

Texto

Greve dos caminhoneiros: a cronologia dos 10 dias que pararam o Brasil

"Pouco a pouco, o Brasil começou, nesta quarta-feira (30/05/2018), a se recuperar dos efeitos causados pela greve dos caminhoneiros, que durou dez dias e paralisou serviços como fornecimento de combustíveis e distribuição de alimentos e insumos médicos, levando o país à beira do colapso. A categoria elencou uma série de reivindicações".

Disponível em: www.bbc.com - Acesso em: 30/07/2018.

Texto

Matriz de transporte

"De acordo com informações publicadas pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), e com base em dados do Ministério dos Transportes de 2006, o modal rodoviário respondeu por 59,0% da matriz de transporte do Brasil. Os modais ferroviário, aquaviário e aeroviário responderam por 24,0%, 13,0% e 0,3%, respectivamente".

Disponível em: www.fiesp.com.br - Acesso em: 30/07/2018.

Com base nos textos acima e nos seus conhecimentos, marque a opção correta:

a) A greve dos caminhoneiros de maio de 2018 evidenciou o quanto a matriz de transporte brasileira é dependente do modal rodoviário. A cultura “rodoviarista” representa um entrave para a logística do país.

b) Dentre as principais reivindicações da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, destaca-se o pleito para o desenvolvimento de políticas públicas no campo da logística para diminuir a expansão do modal aeroviário na matriz de transporte.

c) Dentre as principais reivindicações da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, destaca-se o pleito para o desenvolvimento de políticas públicas no campo da logística para ampliar a expansão do modal ferroviário na matriz de transporte.

d) A greve dos caminhoneiros de maio de 2018 não gerou maiores impactos negativos na economia brasileira. O equilíbrio da matriz de transporte do país contribuiu para mitigar os impactos gerados pelo desabastecimento de combustíveis e alimentos nas cidades.

e) Dentre as principais reivindicações da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, destaca-se o pleito para o desenvolvimento de políticas públicas no campo da logística para ampliar a participação relativa dos modais ferroviário, aquaviário e aeroviário na matriz de transporte.

Questão 10

(UEG 2003) Em qualquer país, o sistema de transporte desempenha um papel fundamental no que se refere ao processo de desenvolvimento e à integração do território.

Sobre o sistema de transporte brasileiro, marque a alternativa INCORRETA:

a) A implantação e a expansão do sistema ferroviário estiveram vinculadas à cafeicultura. Diante da crise desse setor, o ritmo de expansão do sistema ferroviário diminuiu e entrou em decadência, principalmente a partir de 1950, pela concorrência do sistema rodoviário.

b) Atualmente, o sistema de transporte encontra-se totalmente integrado, com rodovias, ferrovias e hidrovias distribuídas em todo o território nacional, formando um sistema internacional de última geração.

c) Os interesses do capital internacional ligados principalmente à indústria automobilística e às companhias de petróleo, além da política de integração nacional, foram os fatores responsáveis pela expansão e consolidação do sistema rodoviário nacional.

d) Nos últimos anos, o sistema hidroviário da bacia Paraná-Paraguai vem-se modernizando para atender principalmente ao setor agrícola do Centro-Sul, cuja crescente produção é escoada em parte por essas vias com custos inferiores ao do transporte rodoviário.

e) O transporte rodoviário de cargas é considerado desvantajoso em relação ao ferroviário e ao hidroviário, por apresentar pequena capacidade de carga, alto consumo de combustível e desgaste de componentes, altas tarifas, gerando o encarecimento dos produtos transportados.