Home 2º ano Blog Sobre

Questões aula 30 – Problemas socioambientais urbanos

Conteúdo: Enchentes, lixo, moradias precárias, condições sanitárias, ilhas de calor, inversão térmica, chuvas ácidas.

Objetivo: Identificar os principais problemas socioambientais das grandes cidades. Entender a origem desses problemas e a sua relação com políticas de planejamento urbano ligadas ao transporte, à moradia e aos planos diretores.

Questão 01

(ENEM 2018)

s30q1

A dinâmica hidrológica expressa no gráfico demonstra que o processo de urbanização promove a

a) redução do volume dos rios.

b) expansão do lençol freático.

c) diminuição do índice de chuvas.

d) retração do nível dos reservatórios.

e) ampliação do escoamento superficial.

Comentário:

A urbanização aumenta a impermeabilização do solo por meio do asfaltamento e da implantação de edificações. Com isso, compromete-se a infiltração das águas pluviais no solo, intensificando a drenagem superficial nas áreas urbanizadas. Essa ocorrência é observada no gráfico porque a linha contínua tem a vazão em menor tempo do que a linha tracej

a) incorreto. O gráfico não indica que a urbanização trará redução do volume dos rios, pois trata do comportamento da água da chuva e não da dinâmica fluvial.

b) Incorreto. Devido à quase inexistente penetração de água no solo impermeabilizado das áreas urbanas pode-se concluir que o que ocorre é o inverso do que a alternativa indica, ou seja, a diminuição do lençol freático.

c) Incorreto. O gráfico não indica que a urbanização trará redução do volume das chuvas. O que o gráfico trata é da diferença de vazão entre ambientes urbanizados e não urbanizados para uma mesma precipitação. Assim, apesar de sabermos que a redução do volume de chuvas é possível devido à redução da evaporação que ocorrerá em ambientes impermeabilizados e, consequentemente, do menor vapor d’água que será fornecido à atmosfera por convecção, esse não é o aspecto da dinâmica hidrológica expresso no gráfico.

d) Incorreto. Devido à quase inexistente penetração de água no solo impermeabilizado das áreas urbanas podemos dizer que o que em geral ocorre é sim diminuição do lençol freático. Entretanto, a alternativa traz que o processo gerado é a ‘retração do nível dos reservatórios’, o que está incorreto, pois a retração está muito mais associada ao uso da água dos reservatórios do que à diminuição da infiltração.

e) Correto. Vemos que a água pluvial escoa rapidamente em áreas urbanas sobre a superfície após atingir um elevado pico de concentração (por falta de absorção pedológica) e por isso podemos afirmar que há uma ampliação do escoamento superficial nessas áreas, se comparadas às áreas não urbanizadas.

Questão 02

(PUC-RS 2017) Sobre as causas e consequências da chamada “ilha de calor”, fenômeno típico das grandes cidades que colabora para o aumento dos índices de poluição urbana, afirma-se:

I. Ocorre uma elevação das temperaturas médias nas zonas periféricas da mancha urbana em relação às zonas centrais.

II. A substituição da vegetação – original ou plantada – por grande quantidade de prédios, ruas, avenidas e uma série de outras construções provoca significativo aumento da irradiação de calor para a atmosfera.

III. Nas zonas densamente urbanizadas, é grande a concentração de gases e materiais particulados, que têm a capacidade de amenizar a retenção de calor.

IV. A elevação da temperatura nas áreas centrais facilita a ascensão do ar quando não há inversão térmica, formando uma zona de baixa pressão para onde os ventos são direcionados, pelo menos durante o dia, elevando a concentração de poluentes.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) I, III e IV.

Questão 03

(CATÓLICA-SC 2016) Analise a imagem a seguir:

s30q3

Popularizados pelas redes sociais, os memes divertem e, muitas vezes, geram reflexões sobre os mais diversos temas. O meme acima, por exemplo, permite a discussão sobre um grave problema que atinge as áreas urbanas: as inundações.

Entre as ações humanas geradoras desse problema, pode-se citar:

a) a ocupação dos terraços fluviais e a destruição das matas de galeria.

b) a expansão das áreas urbanas sobre os divisores de água e a contaminação dos aquíferos.

c) a ocupação urbana em vertentes íngremes e a retirada de água do lençol freático.

d) o descarte irregular do lixo e a implementação de aterros sanitários em áreas urbanas.

e) a ocupação da planície de inundação do rio e a impermeabilização do solo.

Questão 04

(FUVEST 2015)

“O efeito estufa e o lixo são, talvez, as duas manifestações mais contraditórias da vontade de dominação da natureza posta em prática pela racionalidade instrumental e sua tecnociência. Com o objetivo de aumentar a produtividade, que na prática significa submeter os tempos de cada ente, seja ele mineral, vegetal ou animal, a um tempo da concorrência e da acumulação de capital, esqueceu-se de que todo trabalho dissipa energia sob forma de calor (efeito estufa) e que a desagregação da matéria, ao longo do tempo, torna-a irreversível (lixo)”.

Carlos W. Porto-Gonçalves. A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. Adaptado.

Conforme o excerto acima, é correto afirmar:

a) Com o aumento da produtividade, será possível vencer o efeito estufa e superar o problema da produção de lixo.

b) A humanidade superou os problemas decorrentes da produção de lixo, graças à racionalidade instrumental e à tecnociência.

c) Os tempos da concorrência e da acumulação de capital vêm sendo subordinados ao tempo da natureza.

d) A aceleração do tempo de acumulação de capital permite eliminar a irreversibilidade da produção do lixo.

e) A busca pelo aumento da produtividade impõe a diferentes elementos da natureza o tempo dos interesses capitalistas.

Questão 05

(FUVEST 2013) Observe a imagem e leia o texto.

s30q5

“Por muitos anos, as várzeas paulistanas foram uma espécie de quintal geral dos bairros encaracpitados nas colinas. Serviram de pastos para os animais das antigas carroças que povoaram as ruas da cidade. Serviram de terreno baldio para o esporte dos humildes, tendo assistido a uma proliferação incrível de campos de futebol. Durante as cheias, tais campos improvisados ficam com o nível das águas até o meio das traves de gol”.

Aziz Ab’Saber, 1956.

Considere a imagem e a citação do geógrafo Aziz Ab’Saber na análise das afirmações abaixo:

I. O processo de verticalização e a impermeabilização dos solos nas proximidades das vias marginais ao rio Tietê aumentam a sua susceptibilidade a enchentes.

II. A retificação de um trecho urbano do rio Tietê e a construção de marginais sobre a várzea do rio potencializaram o problema das enchentes na região.

III. A extinção da Mata Atlântica na região da nascente do rio Tietê, no passado, contribui, até hoje, para agravar o problema com enchentes nas vias marginais.

IV. A várzea do rio Tietê é um ambiente susceptível à inundação, pois constitui espaço de ocupação natural do rio durante períodos de cheias.

Está correto o que se afirma em:

a) I, II e III, apenas.

b) I, II e IV, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Questão 06

(MULTIVIX 2019) Leia a manchete da notícia:

s30q6

Aterro sanitário em Danbury. Connecticut. Foto: ONU/Evan Schneider

“A produção Mundial de lixo é um dos grandes problemas ambientais contemporâneos. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU): “99% dos produtos que compramos são jogados fora dentro de seis meses. Para acomodar os 7,6 bilhões de moradores do mundo, suprir o uso de recursos e absorver o lixo gerado, seria necessário 70% de outro planeta Terra”.

Fonte: https://nacoesunidas.org /humanidade-produz-mais-de-2-bilhoes- de-toneladas-de-lixo-porano-diz-onu-em-dia-mundial/amp/. Acesso em: 01 out. 2018.

Em relação a questão ambiental, destaca-se a questão correta:

a) A questão ambiental é contornada pelo avanço social e tecnológico que as economias mundiais conseguem promover em todas as regiões do planeta.

b) A produção e o descarte inapropriado e exacerbado de produtos e mercadorias têm gerado uma quantidade de lixo, é urgente a mudança nos padrões de consumo para preservação do planeta.

c) Os tratados firmados entre os países membros da ONU são muito importantes, pois são amplamente respeitados e conseguem medir e controlar a produção de poluentes nos mares, em terra e na atmosfera.

d) A produção mundial de lixo é um problema gerado pelas grandes corporações econômicas, a produção humana não tem grande impacto ambiental.

e) A produção de lixo no mundo é enorme, mas a reciclagem e reutilização de produtos tem crescido constantemente, de modo que o lixo em pouco tempo será reduzido em 70%.

Questão 07

(FUVEST 2010) Em algumas cidades, pode-se observar no horizonte, em certos dias, a olho nu, uma camada de cor marrom. Essa condição afeta a saúde, principalmente, de crianças e de idosos, provocando, entre outras, doenças respiratórias e cardiovasculares.

s30q7

As figuras e o texto acima referem-se a um processo de formação de um fenômeno climático que ocorre, por exemplo, na cidade de São Paulo. Trata-se de

a) ilha de calor, caracterizada pelo aumento de temperaturas na periferia da cidade.

b) zona de convergência intertropical, que provoca o aumento da pressão atmosférica na área urbana.

c) chuva convectiva, caracterizada pela formação de nuvens de poluentes que provocam danos ambientais.

d) inversão térmica, que provoca concentração de poluentes na baixa camada da atmosfera.

e) ventos alísios de sudeste, que provocam o súbito aumento da umidade relativa do ar.

Questão 08

(ENEM 2010) Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).

RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil Socioambiental 2008. São Paulo, Instituto Socioambiental, 2007.

Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões

a) causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição.

b) são locais propícios à proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.

c) provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica.

d) são instalados próximos ao centro das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área.

e) são responsáveis pelo desaparecimento das nascentes na região onde são instalados, o que leva à escassez de água.

Questão 09

(FGV 2009) Considere a figura a seguir:

s30q9

Sobre a figura, é correto afirmar que representa, de forma esquemática, o fenômeno denominado:

a) ilha de calor provocada pela concentração de construções; o ar em 3 quente e seco permanece junto à superfície terrestre, enquanto o ar, em 2, permanece mais frio que em 3.

b) ilha de calor que se forma pela associação das condições de poluição local do ar com o avanço de ar 2, que é úmido; 1 e 2 permanecem sobre a cidade devido às baixas temperaturas do ar 3.

c) inversão térmica em que o ar 3 é frio e permanece próximo à superfície terrestre porque o ar 2, quente, funciona como um tampão, impedindo a ascensão do ar e dos poluentes.

d) frente fria provocada pelo deslocamento de ar polar, indicado pelo número 2, que fica comprimido entre o ar 3, carregado de poluentes, e o ar 1 que também é quente, mas livre de poluentes.

e) frente quente provocada pelo deslocamento de ar 3, que é continental e, por sua alta temperatura, é mais pesado e fica impedido de ascender devido ao ar 2, que é frio e não se mistura com o ar 1 que é quente.

Comentário:

A ilustração representa o fenômeno da inversão térmica, comum durante o inverno em lugares como o sítio urbano da cidade de São Paulo.

As inversões térmicas são caracterizadas pela ocorrência de uma camada de ar frio em altitudes mais baixas, o que dificulta a formação de correntes convectivas. Sob essas condições, a poluição atmosférica, parcialmente retida na sua área de emissão, compromete a qualidade do ar e a saúde da população.

As demais alternativas são inviáveis, pois o fenômeno da ilha de calor refere-se ao aquecimento das áreas centrais das grandes cidades em razão da reflexão da radiação infravermelha nas construções dessas áreas.

Em relação às massas de ar, representam um fenômeno meteorológico que dificulta a movimentação vertical do ar, ao passo que as frentes, frias ou quentes, caracterizam a movimentação horizontal do ar.

p>

Questão 10

(ENEM 2006) Chuva ácida é o termo utilizado para designar precipitações com valores de pH inferiores a 5,6. As principais substâncias que contribuem para esse processo são os óxidos de nitrogênio e de enxofre provenientes da queima de combustíveis fósseis e, também, de fontes naturais. Os problemas causados pela chuva ácida ultrapassam fronteiras políticas regionais e nacionais.

s30q10

A amplitude geográfica dos efeitos da chuva ácida está relacionada principalmente com:

a) a circulação atmosférica e a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre.

b) a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e a rede hidrográfica.

c) a topografia do local das fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos.

d) a quantidade de fontes emissoras de óxidos de nitrogênio e de enxofre e o nível dos lençóis freáticos.

e) a rede hidrográfica e a circulação atmosférica.