Home 3º ano Blog Sobre

Questões aula 02 - A população no mundo

Conteúdo: Conceito de demografia: taxas de mortalidade, natalidade e fecundidade. Transição demográfica. Estrutura etária. Teorias populacionais e mudanças socioeconômicas.

Objetivo: Entender e aplicar os principais conceitos da demografia: taxas de mortalidade, natalidade e fecundidade, transição demográfica, teorias demográficas e estrutura da população mundial.

Questão 01

(ENEM 2019) O bônus demográfico é caracterizado pelo período em que, por causa da redução do número de filhos por mulher, a estrutura populacional fica favorável ao crescimento econômico. Isso acontece porque há proporcionalmente menos crianças na população, e o percentual de idosos ainda não é alto.

GOIS, A. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).

A ação estatal que contribui para o aproveitamento do bônus demográfico é o estímulo à:

a) atração de imigrantes.

b) elevação da carga tributária.

c) qualificação da mão de obra.

d) admissão de exilados políticos.

e) concessão de aposentadorias.

Comentário:

a) Incorreta. A fase do bônus demográfico corresponde ao aumento da PEA (população economicamente ativa), em relação à população total, portanto, seria necessário gerar empregos e qualificar esses imigrantes para o mercado de trabalho, não sendo uma ação diretamente realizada pelo Estado.

b) Incorreta. A elevação da carga tributária sobre a produção pode diminuir o consumo e, consequentemente, reduzir a geração de empregos.

c) Correta. A fase do bônus ou janela demográfica é caracterizada pelo aumento da participação da população adulta na estrutura etária do país e, portanto, há nessa situação uma expansão da PEA em relação à população total. A soma da população dependendo economicamente (jovens e idosos) diminui relativamente à população total e abrem possibilidades de maior crescimento econômico. Para aproveitar esse potencial é necessário aumento dos investimentos no país (para geração de empregos) e incremento dos programas que viabilizem o aumento da qualificação da mão de obra.

d) Incorreta. A admissão de exilados políticos é feita por questões humanitárias (proteger essas pessoas), e não econômicas.

e) Incorreta. A concessão de aposentadorias não seria a solução adequada para lidar com adultos que estão em idade produtiva para o mercado de trabalho, além de representar um ônus para as contas da Previdência Social.

Questão 02

(ENEM 2018)

“Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma transmissão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas tem como resultado uma ação voluntária de limitação do número de nascimentos”.

GEORGE, P. Panorama do mundo atual. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968 (adaptado).

Em meados do século XX, o fenômeno social descrito contribuiu para o processo europeu de:

a) estabilização da pirâmide etária.

b) conclusão da transição demográfica.

c) contenção da entrada de imigrantes.

d) elevação do crescimento vegetativo.

e) formação de espaços superpovoados.

Comentário:

A ação voluntária de limitação do número de nas-cimentos teve como resultado a diminuição do percentual de jovens, o que acelerou o processo de transição demográfica, levando o continente rapidamente à sua conclusão. Isto, somado à elevada expectativa de vida da população da Europa, fez com que o percentual de idosos se expandisse de tal forma que ameaça os serviços assistenciais e previdenciários da maioria dos países do continente.

a) incorreta. A queda da taxa de natalidade leva ao processo de envelhecimento e, portanto, à mudança da pirâmide etária.

b) correta. A queda da taxa de natalidade contribui para que um país saia da fase 3 do crescimento vegetativo e entre na fase 4 (de estabilização), portanto concluindo o processo de transição demográfica.

c) incorreta. Embora haja pressões de grupos xenófobos, a limitação de nascimentos e o consequente envelhecimento levam à necessidade de importação de mão de obra no médio e longo prazo.

d) incorreta. O crescimento vegetativo diminui com aqueda da taxa de natalidade.

e) incorreta. O conceito de superpovoamento relaciona o tamanho da população e as condições econômicas e sociais dela. A redução do crescimento populacional e o grau de desenvolvimento econômico no continente europeu não favoreceu a formação espaços superpovoados.

Questão 03

(UNESP 2011) Analise o gráfico sobre a evolução ocorrida e a perspectiva de crescimento da população mundial no período de 1950 a 2050.

População, 1950-2050

t24q3

A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que

a) a população da América do Norte apresenta um expressivo crescimento populacional no período de 1950 a 2050, superando a taxa de crescimento da África.

b) a Ásia apresenta o maior total absoluto da população mundial, mas perde para a Oceania no ritmo do crescimento populacional em termos relativos, em todo o período analisado.

c) a Europa, no período de 2005 a 2050, projeta um crescimento negativo, com índices que mostram uma redução populacional.

d) a África apresenta o menor crescimento em termos absolutos no período de 1950 a 2050, perdendo sua posição de segunda colocada entre as regiões mais populosas do mundo.

e) a América do Norte apresenta o maior crescimento populacional em termos absolutos no período de 1950 a 2050 e é mais populosa do que a América Latina e Caribe.

Comentário:

A redução do número de filhos na Europa tem preocupado governantes locais porque num futuro próximo o número de pessoas aposentadas poderá ser maior do que o número de pessoas em idade ativa.

Questão 04

(ENEM 2016) Uma consequência socioeconômica para os países que vivenciam o fenômeno demográfico ilustrado é a diminuição da:

t24q4

a) oferta de mão de obra nacional.

b) média de expectativa de vida.

c) disponibilidade de serviços de saúde.

d) despesa de natureza previdenciária.

e) imigração de trabalhadores qualificados.

Comentário:

A queda na taxa de fecundidade provocará num primeiro momento a redução do crescimento vegetativo, o que determinará – a médio prazo – uma redução da oferta de mão de obra e a longo prazo um envelhecimento da população e um eventual colapso do sistema previdenciário.

a) Correta. A diminuição da taxa de fecundidade por um longo período leva a uma redução da população jovem e consequentemente uma dificuldade em repor os trabalhadores no mercado de trabalho à medida que esses se aposentam e saem do mercado de trabalho.

b) Incorreta. A diminuição da fecundidade não tem relação direta com a expectativa de vida. Grosso modo para que a expectativa de vida sofra uma que as condições de saneamento básico, tratamento médico hospitalar e violência (ou guerras) devem piorar.

c) Incorreta. A diminuição da disponibilidade de serviços de saúde não é uma consequência da redução da fecundidade, uma vez que é a ação do Estado que determina a disponibilidade destes serviços.

d) Incorreta. As despesas de natureza previdenciária sofrem influência da alteração na expectativa de vida e não há relação direta com a redução da fecundidade.

e) Incorreta. Não faz sentido afirmar que a redução na fecundidade levaria à uma diminuição na imigração de trabalhadores qualificados. O incentivo (e não a diminuição) da imigração de trabalhadores qualificados é uma solução (e não consequência) de curto prazo para redução da fecundidade.

Questão 05

(FTD 2016) Analisando os dados apresentados no gráfico, fica evidente que a população mundial:

t24q5

a) possui pelo menos 20% de seu total fora da PEA (População Economicamente Ativa).

b) está concentrada em atividades primárias.

c) atua predominantemente em atividades informais.

d) está concentrada em profissões que exigem altíssima qualificação.

e) de agricultores é maior do que a de jovens fora da PEA.

Questão 06

(UFTM 2010) Considere o gráfico.

Fases da transição demográfica

t24q6

Considere as afirmações

I. A primeira fase de transição demográfica é marcada pelo rápido crescimento da população, como consequência da queda da mortalidade e manutenção das elevadas taxas de natalidade.

II. A segunda fase caracteriza-se pela diminuição das taxas de fecundidade, provocando queda da taxa de natalidade mais acentuada que a de mortalidade e diminuindo o ritmo de crescimento da população.

III. A terceira fase, encontrada em diversos países europeus, é denominada de fase de estabilização demográfica.

IV. O Brasil ainda se encontra na primeira fase da transição demográfica, apesar das melhorias das condições médico-sanitárias.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) II, III e IV.

Questão 07

(MACKENZIE-SP 2008) Hoje, a população idosa no mundo é de aproximadamente 650 milhões de habitantes. Segundo a ONU, a perspectiva para 2050 é de que o mundo tenha 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos.

Assinale a Alternativa que corresponde à CORRETA distribuição demográfica de idosos no planeta, nesse período.

a) A população idosa terá uma distribuição demográfica homogênea, devido à conquista de recursos na área de saúde, que atingirão a maior parte da população mundial.

b) A maior parte da população idosa estará concentrada nos países desenvolvidos, onde o investimento no social é alto, gerando uma elevada expectativa de vida.

c) A distribuição da população idosa terá uma maior concentração entre os países ricos e emergentes, por terem maior acesso à tecnologia da medicina

d) A maior concentração de idosos estará em países subdesenvolvidos, proveniente do elevado crescimento vegetativo de hoje.

e) O maior número de idosos se concentrará no continente europeu, devido ao crescimento e à expansão da União Europeia, que proporcionará igualdade de tecnologia e tratamentos médicos à sua população.

Questão 08

(FUVEST 2023) O gráfico a seguir apresenta o registro histórico e a projeção do total de mortes e nascimentos em certa região do mundo em dado período:

t24q6

A partir disso, assinale a pirâmide etária que melhor representa as informações projetadas para o ano de 2050:

Ajuda:

O número de mortos é maior do que o número de nascimentos a partir da coluna do ano de 2025 em diante. Isso sugere um envelhecimento da população e uma diminuição da taxa de natalidade em relação à taxa de mortalidade. Nesse caso, a pirâmide etária que melhor representaria essa situação seria uma pirâmide de base estreita com corpo e topo mais largo, indicando uma população com uma proporção maior de pessoas mais velhas em relação aos jovens. Essa forma é típica de uma pirâmide etária de envelhecimento, na qual a população idosa é maior em comparação com a população jovem. Tente resolver sem ver a resposta

Resposta:

Resposta: Letra B.

t24q6

t24q6

t24q6

t24q6

t24q6

Comentário:

a) Incorreta. A pirâmide apresenta base larga indicando altas taxas de natalidade e corpo e topo estreito. O gráfico mostra o contrário, o nascimento de crianças está diminuindo.

b) Correta. A pirâmide com uma base mais estreita do que o corpo e um topo mais largo sugere uma baixa taxa de natalidade e uma concentração significativa de população em idade ativa, com potencial para contribuir para a força de trabalho (um bônus demográfico favorável). Por outro lado, uma pirâmide mais larga indica países desenvolvidos e maduros, com um número substancial de adultos e idosos.

c) Incorreta. A pirâmide possui base larga e topo muito estreito, indicando alta taxa de natalidade e baixa população idosa. O que é contrário ao gráfico mostrado na questão.

d) Incorreta. Além das características de um país subdesenvolvido, com base larga e topo estreito, o número de nascimento de crianças é muito maior do que outras pirâmides em milhões de habitantes.

e) Incorreta. A pirâmide apresenta base estreita, porém com corpo também reduzido indicando mortalidade de adultos, principalmente na faixa dos 30 anos. O que pode ser ocasionado por conflitos internos ou violência. Isso não é compatível com a queda gradual do número de nascimento apresentada no gráfico.

Questão 09

(URCA 2017) Ao longo da evolução da humanidade, várias teorias são criadas para explicar fenômenos naturais, e não têm sido diferente quando se estuda a dinâmica sociodemográfica, pois várias teorias têm procurado explicar a relação existente entre crescimento populacional e desenvolvimento econômico.

Identifique abaixo a assertiva que se enquadra a Teoria Reformista:

a) O controle da natalidade deve ser efetivada pelo Estado, no sentido de impedir o rápido crescimento demográfico e o surgimento de áreas superpovoadas com altos índices de pobreza, como os que ocorrem no nordeste brasileiro;

b) A existência de Países Subdesenvolvidos é resultado do acelerado crescimento demográfico;

c) O estado de miséria e pobreza são responsáveis pelo crescimento da população, sendo necessárias mudanças socioeconômicas que permitam a distribuição de renda e o acesso à educação, à saúde e ao mercado de trabalho;

d) O acelerado crescimento demográfico trará consequências graves sobre os ecossistemas tropicais e equatoriais, sendo necessário o controle da natalidade como forma de garantir a conservação do patrimônio ambiental;

e) A miséria e a pobreza são consequências do crescimento da população, sendo necessárias mudanças que permitam o acesso à saúde e ao tratamento abortivo.

Questão 10

(BRASIL ESCOLA 2022) Thomas R. Malthus (1766-1834) defendia a tese de que a população crescia em patamares superiores aos da produção de alimentos, o que causaria graves convulsões sociais em razão do excesso de pessoas no mundo. Como solução para esse problema, Malthus propôs:

a) a difusão de métodos de controle da natalidade, como medicamentos e acessórios que inibissem a natalidade.

b) o controle moral da população de baixa renda, que só deveria ter filhos caso pudesse sustentá-los.

c) a revolução na forma de produzir alimentos, que deveriam aumentar em termos quantitativos e qualitativos.

d) a distribuição de renda, de forma que as populações mais ricas, em minoria, deveriam ceder mais recursos para a maioria pobre.

e) a expansão de infraestruturas sociais, com melhorias também nos campos da saúde, educação e segurança.

Comentário:

Malthus, em virtude de sua filiação religiosa, era contrário ao uso de métodos contraceptivos e concebeu a ideia de “controle moral” da população. Segundo essa concepção, aqueles que não possuíssem condições de sustentar filhos não deveriam tê-los.