Home 3º ano Blog Sobre

Questões aula 18 - União Europeia II: desigualdades regionais

Conteúdo: Crise econômica, conflitos separatistas: Espanha (país Basco, Catalunha), Irlanda do Norte, Bélgica, Reino Unido (Brexit), Balcãs, Relevo europeu, Imigração, Xenofobia.

Objetivo: Identificar e compreender os principais conflitos na Europa atualmente.

Questão 01

(2020) Os bascos constituem um grupo étnico que habita partes do norte da Espanha e do sudoeste da França. Esse grupo, nativo de Navarra, é predominantemente encontrado nessa região, formada por quatro províncias na Espanha e três na França, localizadas em volta da borda ocidental dos Pirineus na região costeira do golfo de Biscaia, conforme se pode observar no mapa a seguir.

t18q1

Disponível em: http: //pt.wikipedia.org/wiki/Bascos. Acesso em: 18 jan. 2011. (Adaptação).

Na região basca se desenvolve um conflito secular, que se acentuou a partir dos anos 30 do século XX, motivado pelo (a)

a) desejo separatista dos bascos que lutam pela criação de um estado-nacional no norte da Espanha e sudoeste da França.

b) conflito desenrolado entre os bascos e os franceses, já que os bascos desejam ser anexados à Espanha, onde têm maior território.

c) disputa territorial entre a Espanha e a França pelas terras em litígio, delimitadas no mapa, pois ambas desejam anexar as terras da região basca a seus respectivos territórios.

d) imposição do idioma espanhol em todo o território basco, já que a maioria da população é espanhola.

e) interferência estrangeira na região, que vem perdendo suas características culturais mais marcantes, fato não aceito pela maioria da população local.

Questão 02

(UNICAMP 2018) O referendo realizado no Reino Unido em junho de 2016 conduziu ao Brexit, após 43 anos de adesão à União Europeia. São potenciais consequências dessa decisão, nos níveis nacional e continental, respectivamente,

a) o pedido da Irlanda do Norte por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido.

b) o pedido da Inglaterra por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido.

c) o pedido da Escócia por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.

d) o pedido do País de Gales por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.

Comentário:

O problema da permanência da Escócia no Reino Unido é histórico e tem se mantido como elemento de unidade territorial. A questão correlata da circulação de pessoas é fundamental, pois os acordos de manutenção do Reino Unido na União Europeia previam a possibilidade de cidadãos europeus continentais circular por seu espaço, mas, com o Brecht, esses cidadãos perdem esse direito.

A alternativa a apresenta incorreção porque a Irlanda do Norte não pediu novo referendo e o Reino Unido nunca adotou o euro como moeda, permanecendo com sua moeda nacional, a libra. Assim como, a alternativa b, pois a Inglaterra não pediu novo referendo e o Reino Unido nunca adotou o euro como moeda, permanecendo com sua moeda nacional, a libra. E, por fim, está também incorreta a alternativa d pois o País de Gales não pediu o referendo.

Questão 03

(FACASPER 2018) A partir de um referendo em 2016, a população do Reino Unido decidiu sair da União Europeia, o que ficou conhecido como Brexit. Essa decisão, ilustrada na charge ao lado, pode ter desdobramentos importantes para a Europa, por exemplo, ao desencadear a saída de outros países e o fim da União Europeia. O Brexit ocorreu num contexto de.

t18q3

a) guerra entre o bloco europeu e uma aliança de governos árabes.

b) anexação de territórios franceses pela Inglaterra em 2015.

c) intensificação da crise migratória na Europa.

d) crescente alinhamento militar da Rússia com os Estados Unidos a partir de 2013.

e) eleição de governantes comunistas em países centrais no bloco europeu, em especial a Alemanha.

Questão 04

(ENEM 2016)

TEXTO I

“Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os ‘‘trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. “Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir”, justificou o ministro”.

Disponível em: www.portugues.rfi.fr. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO II

“O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não adota práticas húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país”.

Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).

a) alteração do regime político.

b) fragilização da supremacia nacional.

c) expansão dos domínios geográficos.

d) cerceamento da liberdade de expressão

e) fortalecimento das práticas de discriminação.

Comentário:

A Europa vem enfrentando sérios problemas relacionados com tentativas de entrada de refugiados.

Só até o início de novembro de 2016, desde janeiro mais de 4200 pessoas morreram tentando cruzar o Mediterrâneo ou em longas caminhadas pelo interior europeu.

Nesse contexto, a xenofobia (aversão a estrangeiros) ganha força junto aos europeus, que temem o aumento da concorrência no mercado de trabalho, além de atribuírem aos estrangeiros a responsabilidade por problemas como criminalidade e atentados terroristas.

a) Incorreta. Inexiste nos dois textos qualquer elemento que nos leve a crer que o ACNUR considera o posicionamento do governo húngaro um caminho para a alteração do regime político. Pelo contrário, no caso da

Hungria o presidente se vale do seu poder de chefe do executivo para manter o status quo da sociedade húngara.

b) Incorreta. O termo supremacia nacional não é usual no campo do Direito ou das Relações Internacionais, outros dois termos são mais uso constitucional considerando que o Enem utilizou o termo supremacia nacional na forma de nacionalismo, é possível afirmar que este tende a se fortalecer à medida que um governo propõe medidas xenofóbicas tratando refugiados como pessoas piores ou inferiores aos húngaros. Deste modo, haveria um fortalecimento e não uma fragilização da supremacia nacional. Podemos ainda considerar que o Enem utilizou o termo supremacia nacional considerando o domínio de uma nação sobre outra, o que não está retratado nos textos e menos ainda ocorre com a crise dos refugiados na Europa.

c) Incorreta. As ações xenofóbicas do governo húngaro ocorrem dentro das fronteiras deste país, não há evidências da intenção por parte do governo em expandir os domínios geográficos. Além disso, o ACNUR é o órgão da ONU responsável por questões que envolvem refugiados. A expansão dos domínios geográficos seria um assunto a ser tratado no âmbito do Conselho de Segurança de ONU.

d) Incorreta. Nenhum dos dois textos faz referência ao fato de que o posicionamento do governo húngaro restringe a liberdade de expressão dos refugiados.

e) Correta. A partir do momento que um governo adota práticas xenofóbicas, acaba por incentivar ou legitimar que grupos radicais também o façam. Neste sentido, a preocupação e a crítica do Acnur pode ser compreendida.

Questão 05

(UFRN 2015) A imigração é um fato importante na realidade da União Europeia (UE). Os imigrantes são parte integrante e ativa da economia, da política e da cultura europeia. Assinale a alternativa que corresponde à situação dos imigrantes na Europa.

a) Formam comunidades integradas à vida do país onde vivem.

b) Não contribuem economicamente para o desenvolvimento dos países europeus.

c) Exercem funções de trabalho qualificadas e bem remuneradas, o que provoca o xenofobismo.

d) Grande parte da população europeia culpa os imigrantes pela falta de emprego e de serem direta ou indiretamente sustentados pelo Estado.

Questão 06

(UNESP 2014)

Catalunha de mãos dadas

Imagine uma corrente humana formada por pessoas que dão as mãos em uma extensão de 400 quilômetros. Cidadãos da Catalunha não só imaginaram como a colocaram em prática nesta quarta-feira [11.09.2013], em que se celebra a Adiada, uma espécie de dia do orgulho catalão, por ser a data que relembra a batalha, no século 18, de Barcelona com tropas da monarquia espanhola. O 11 de setembro catalão é celebrado anualmente com atos oficiais e passeatas, mas tem sido nos últimos anos o ponto nevrálgico do pleito dessa região.

(Http://luisabelchior.blogfolha.uol.com.br. Adaptado.)

t18q6

Sobre a Catalunha, é correto afirmar que se trata de:

a) uma região autônoma e que reivindica sua integração ao território nacional espanhol, acompanhada de plena participação na vida política e econômica da Espanha.

b) uma região com identidade cultural própria e que reivindica total autonomia política e administrativa em relação à Espanha.

c) uma região pobre, com identidade cultural espanhola, mas que exige sua autonomia administrativa como forma de se proteger da atual crise econômica que assola a Espanha.

d) uma ex-colônia espanhola, que reivindica sua autonomia administrativa, mas com direitos de influenciar na vida política e econômica da Espanha.

e) um país autônomo, com território e governo nacionais próprios e que almeja integrar-se à Espanha para poder participar definitivamente da União Europeia.

Questão 07

(UEPB 2013) Associe a Coluna 1, em que estão indicadas algumas das montanhas mais importantes da Europa, às suas localizações e algumas características, descritas na Coluna 2.

t18q7
Coluna 1 Coluna 2
(1) Pirineus (     ) Montanhas de formação recente, que ficam entre o mar Negro e o mar Cáspio, abrigam climas responsáveis pela presença de florestas, mas também de estepes e povos étnica e culturalmente muito diversos.
(2) Urais (     ) Cordilheira considerada uma fronteira natural entre a Península Ibérica e a França, na qual se encontra localizado o pequeno principado de Andorra.
(3) Alpes (     ) Dobramentos modernos de maior destaque na Europa, ocupam a região central deste continente, com grande destaque nos territórios suíço e austríaco.
(4) Cáucaso (     ) Relevo de formação recente que se alonga pelos territórios dos países denominados de leste europeu, tais como Polônia, Eslováquia, Hungria e Romênia.
(5) Cárpatos (     ) maciço antigo, localizado na Rússia, considerado como a fronteira física entre a Europa e a Ásia.

Assinale a sequência correta da enumeração.

a) 1 – 5 – 2 – 4 – 3.

b) 5 – 1 – 3 – 4 – 2.

c) 4 – 2 – 3 – 1 – 5.

d) 2 – 3 – 4 – 5 – 1.

e) 4 – 1 – 3 – 5 – 2.

Comentário:

4) CÁUCASO – É uma cadeia do período terciário cuja principal característica é o movimento separatista das antigas republicas da ex-URSS.

(1) PIRINEUS – É uma cadeia do período terciário situada entre Espanha e França.

(3) ALPES – É uma cadeia do período terciário situada na Suíça e Áustria, principal divisor de água da hidrografia europeia.

(5) CÁRPATOS – É uma cadeia do período terciário situada no corredor dos antigos países socialistas europeus.

(2) MONTES URAIS – É um maciço antigo que corta longitudinalmente a Rússia, definindo a fronteira entre o continente europeu e o asiático.

Questão 08

(ENEM 2013) Nos mapas, está representada a região dos Bálcãs, em dois momentos do século XX. Uma causa para a mudança geopolítica representada foi a

t18q8

a) adoção do euro como moeda única.

b) suspensão do apoio econômico soviético.

c) intervenção internacional liderada pela Otan.

d) intensificação das tensões étnicas regionais.

e) formação de um Estado islâmico unificado.

Comentário:

Com fim da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) ocorreu o fim da centralidade política na região, somado a diversidade étnico-religiosa da região, provocou o surgimento de conflitos regionais significativos, resultando na separação de diversos territórios.

Questão 09

(ENEM 2010) A bandeira da Europa não é apenas o símbolo da União Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.

t18q9

Disponível em: http://europa.eu/index_pt.htm. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado

A que se pode atribuir a contradição intrínseca entre o que propõe a bandeira da Europa e o cotidiano vivenciado pelas nações integrantes da União Europeia?

a) Ao contexto da década de 1930, no qual a bandeira foi forjada e em que se pretendia a fraternidade entre os povos traumatizados pela Primeira Guerra Mundial

b) Ao fato de que o ideal de equilíbrio implícito na bandeira nem sempre se coaduna com os conflitos e rivalidades regionais tradicionais.

c) Ao fato de que Alemanha e Itália ainda são vistas com desconfiança por Inglaterra e França mesmo após décadas do final da Segunda Guerra Mundial.

d) Ao fato de que a bandeira foi concebida por portugueses e espanhóis, que possuem uma convivência mais harmônica do que as demais nações europeias.

e) Ao fato de que a bandeira representa as aspirações religiosas dos países de vocação católica, contrapondo–se ao cotidiano das nações protestantes.

Questão 10

(UERJ 2009)

“Os belgas não se entendem entre si e já se teriam separado em países diferentes não fossem o seu rei e, mais recentemente, a adoção de uma forma de governo federativa, em que a Varonia, Flandres e Bruxelas têm grande autonomia política e administrativa em relação ao governo nacional, além do surgimento e fortalecimento da União Européia, que faz com que os belgas se sintam cada vez mais membros de uma comunidade europeia multicultural e multilíngue, e menos belgas, o que ajuda a diluir seus antagonismos internos”.

RICARDO C. COELHO Adaptado de Os franceses. São Paulo: Contexto, 2007.

t18q10

A compreensão da situação relatada no texto e representada em termos espaciais no mapa somente é possível a partir da distinção entre os seguintes conceitos importantes para as Ciências Humanas:

a) território nacional e soberania política.

b) regime de governo e autonomia cultural.

c) estado territorial e identidade nacional.

d) representação política e integração econômica.